Exercícios - Realismo - Naturalismo

Lista 1

1. O romance realista apresenta suas características específicas, definidoras das tendências da época e da escola literária. É possível, entre aquelas, apontar o fato de que ele:

analisa pormenorizadamente as vicissitudes das personagens que viveram um drama histórico, espelho da realidade da nação.
se constrói em torno da análise dos caracteres, equacionados com a visão mais profunda de sua realidade interior e de sua fisionomia moral.
dá relevo à paisagem social e física em que se passa a história, constituindo-se o conjunto uma crônica amena dos costumes da época.
procura retratar os ambientes, considerando desnecessária a análise psicológica das personagens e das motivações internas de seus atos.

2. Ao escritor realista interessam, sobretudo, os conflitos:

universais, que espelham os problemas humanos desvinculados das relações possíveis com o momento histórico.
de natureza individualizadora, que permite aprofundar a análise psicológica dos personagens.
que permitem à obra tornar-se politicamente combativa e comprometida.
originários da relação do homem com seu meio ambiente.

3. Os escritores realistas e naturalistas, preocupados com as causas, determinam o comportamento do homem, criam, no mais das vezes, personagens:

cujas ações e psicologia são determinadas por forças atávicas e sociais.
de personalidade firme, cujo comportamento diante da vida não decorre de postura subjetiva.
lúcidas o suficiente para perceberem, através de constante autocrítica, as raízes e causas dos erros que cometem.
cujo comportamento é invarialmente patológico, em decorrência de optarem sempre pela marginalidade.

4. Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado o romance divisor de águas da obra machadiana, porque, a partir dele, o autor:

assume de vez a visão da realidade, apenas esboçada nos romances da chamada primeira fase.
se insere na estética naturalista, ao denunciar as mazelas sociais, os casos psicológicos patalógicos e os aspectos mais repugnantes da realidade.
antecede as conquistas modernistas, com uma postura crítica diante da civilização industrial e uma atitude de denúncia das misérias do mundo rural.
desmitifica as idealizações românticas e assume uma visão crítica que, despindo as aparências que encobrem a realidade, busca as razões últimas das ações humanas.

5. Assinale a alternativa falsa a respeito de O Cortiço.

várias personagens exemplificam as teses do romance naturalista
na obra narram-se aspectos da vida coletiva
as personagens têm, geralmente, grande profundidade psicológica
Miranda e João Romão representam um contraste social

6. As preocupações científicas do Naturalismo orientam-no a:

ocupar-se de aspectos patológicos da conduta humana, tais como taras, desvios, miséria externa, desequilíbrios psicológicos.
fazer que a literatura despreze a participação das emoções na urdidura da trama narrativa.
contemplar seguidamente os fenômenos naturais e buscar o sentido do universo em uma ordem cósmica e universal.
copiar a natureza tal e qual os sentidos, a razão e a intuição permitem apreendê-la.

7. Qual destas afirmações não se aplica a uma classificação de Dom Casmurro como romance?

de costumes
urbano
psicológico
memorialista

8. Foi no romance ____________ que Aluísio Azevedo atinou de fato com a fórmula que se ajustou ao seu talento. Não montou um enredo em função de pessoas, mas de cenas coletivas de tipos psicologicamente primários:

O Homem
A Mortalha de Alzira
Uma Lágrima de Mulher
O Cortiço

9. O melhor romance de Aluísio Azevedo tem, como tema, uma habitação coletiva fluminense (favela) nos fins do século XIX e por personagem principal João Romão. Este romance é:

Casa de Pensão
O Coruja
O Cortiço
O Mulato

10. Nasceu no Maranhão em 1857 e morreu em Buenos Aires, em 1913. Foi caricaturista, romancista, teatrólogo, diplomata. Projetou-se em 1881, quando publicou O Mulato, primeiro romance naturalista da literatura brasileira; um romance de tese, no qual analisa a marginalidade do mulato brasileiro. O autor a que se refere o texto é:

Aluísio Azevedo
Raul Pompéia
Álvares de Azevedo
Júlio Ribeiro

11. Capitu revela um sentimento inconfessável pelo defunto, diverso da piedade e do amor ao próximo. O marido, narrador obcecado pela esposa, observa-lhe todos os gestos e desvenda neles:

o assassinato
o ciúme patológico de Capitu
o adultério
o amor entre Sancha e Capitu

12. Examine as frases abaixo:

        I.   Os representantes do Naturalismo fazem aparecer nas suas obras 
             dimensões metafísicas do homem, passando a encará-lo como um 
             complexo social examinado à luz da psicologia.
        II.  No Naturalismo as tentativas de submeter o homem a leis 
             determinadas são conseqüências da aplicação, à literatura, do 
             experimentalismo, que caracterizou as tendências das ciências, 
             na segunda metade do século XIX.
        III. Na seleção de casos a serem enfocados, os naturalistas 
             demonstraram aversão pelo anormal e o patológico.

Pode se dizer corretamente que:

só a I está correta.
só a II está correta.
só a III está correta.
existem duas corretas.

13. Qual a alternativa que contém todas as características do romance naturalista enumeradas neste conjunto?

1. vulgaridade; 2. atmosfera de sonho; 3. idealização do herói; 4. cientificismo; 5. espírito de aventura; 6. contemporaneidade; 7. predomínio da observação; 8. narrativa lenta, em prosa; 9. o homem enquanto indivíduo; 10.concepção mecanicista do mundo.

3, 4, 6, 7, 9, 10
1, 4, 5 , 7, 9, 10
3, 4, 7, 8, 9, 10
1, 4, 6, 7, 8, 10

14. Associe:

        1. O Mulato
        2. A Carne
        3. A Normalista
        4. Dom Casmurro
        
        ( )   Machado de Assis
        ( )   Adolfo Caminha
        ( )   Júlio Ribeiro
        ( )   Aluísio Azevedo

4, 3, 2, 1
4, 3, 1, 2
3, 4, 2, 1
n. d. a.

15. Assinale a alternativa em que está incorreta a relação autor-obra-personagem:

Manuel Antônio de Almeida - Memórias de um sargento de Milícias - Leonardo
Joaquim Manuel de Macedo - A Moreninha - Carolina
Raul Pompéia - O Ateneu - Carlos
Aluísio Azevedo - O Cortiço - João Romão

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